Há 113 anos formando

profissionais qualificados

e transformando vidas!

Histórico

Histórico

Em 23 de setembro de 2022, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica celebra 113 anos de uma trajetória marcada pela evolução e pelo atendimento das necessidades contemporâneas. Esse percurso começou em 1909 com a criação das primeiras Escolas de Aprendizes Artífices, uma em cada unidade da federação constituída à época. De lá para cá, ocorreram diversas etapas de reordenamento e, hoje, são 647 escolas em 651 municípios, mais de um milhão de matrículas e cerca de 80 mil servidores (professores e técnico-administrativos).
As instituições cumprem o compromisso social de oferecer educação profissional pública, gratuita e de qualidade a jovens e trabalhadores do campo e da cidade; viabilizam o acesso às conquistas cientificas e tecnológicas, por meio da oferta de qualificação profissional em diversas áreas de conhecimento; promovem a pesquisa aplicada e a inovação e atuam fortemente na extensão tecnológica.
Por possuir um modelo de ensino único, a Rede Federal atrai os olhares do mundo. Mais de 30 países possuem parceria com as instituições brasileiras, abrindo oportunidades de intercâmbio e novas experiências a estudantes e servidores.

Conheça um pouco desses 113 anos de história

Linha do Tempo

Expansão da Rede Federal

Educação pública, gratuita e de qualidade. Você encontra na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Verticalização do Ensino

Significa que um estudante pode cursar todas as etapas da educação profissional e tecnológica em uma mesma instituição, do curso técnico de nível médio à pós-graduação.

Iniciação Científica

Ingressar na Rede Federal significa adentrar em uma realidade científica e tecnológica. Sob mentoria institucional, estudantes de todos os níveis de ensino são incentivados a desenvolver pesquisas e, assim, vivenciar grandes experiências.

Pesquisa Aplicada

As pesquisas são voltadas à realidade, focadas em apresentar soluções.

Extensão Tecnológica

Produções desenvolvidas nas instituições são compartilhadas com a sociedade.

Empreendedorismo

A partir de programas de empreendedorismo e das incubadoras de empresas, vários empreendimentos em todo o Brasil surgem, são aperfeiçoados e transformados em grandes negócios com o apoio da Rede Federal. Tecnologia, inovação e soluções inteligentes servem de .

Inovação

Aperfeiçoamento de produtos, processos e serviços.

Desenvolvimento Local

No campo e nas grandes cidades: impactos positivos no desenvolvimento e na economia por meio da interiorização das instituições e da valorização dos arranjos produtivos locais.

Tecnologias Assistivas

Criação e utilização de recursos tecnológicos que facilitam a vida das pessoas com deficiência ou necessidades específicas.

Sustentabilidade

Estudos voltados à descoberta de processos e produtos duradouros e acessíveis que preservem os recursos renováveis.

Internacionalização

Reconhecida por possuir um modelo de educação profissional único no mundo, a Rede Federal desenvolve ações em parceria com mais de 30 países de todo o mundo, ampliando o acesso a novas experiências.

Qualidade

Indicadores oficiais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) reforçam a qualidade do ensino ofertado na Rede Federal. 

Inclusão Social

Oportunidade de acesso à educação profissional e tecnológica independentemente da classe social ou de necessidade específica do estudante.

A Rede Federal hoje

A Rede Federal hoje

Eixos Tecnológicos

Diversos níveis e modalidade do ensino.

Diversos níveis e modalidade do ensino.

Galeria

Para ingressar na Rede Federal

Em qualquer lugar do Brasil, tem sempre uma instituição perto de você. Informe-se e venha fazer parte desta história centenária!

Realização